Renda

Day Trade: entenda o que é e se vale a pena

Já pensou em fazer day trade, com o intuito de ter ganhos de capital com rapidez? Nos últimos anos, a ideia foi popularizada.

No entanto, muitas pessoas não tratam o day trade com a seriedade que o tema tem. Justamente por isso, trouxemos algumas informações e dicas relevantes que vão te ajudar a entender o método e identificar se vale a pena apostar nele.

O que é day trade?

Antes de mais nada, é importante entender o que é day trade, de fato. Trata-se de uma negociação que é feita a compra e venda no mesmo dia, buscando lucros. No entanto, a negociação tem incidência de impostos, que é de 15% sobre o lucro de cada negociação.

Para conquistar lucros altos fazendo day trade, é preciso ter experiência de mercado. Afinal, a experiência aumenta também o controle emocional e uma série de habilidades que não são simples de desenvolver sem negociar na Bolsa de Valores.

Portanto, é algo que realmente requer conhecimento técnico, para que faça a entrada e saída do ativo negociado com lucro. Caso contrário, as operações podem gerar dívidas, abalo emocional e muitos prejuízos irrecuperáveis. É importante ter muito autocontrole para fazer as negociações de um dia só.

Vale a pena fazer day trade?

Quem tem expertise, pode ter ótimos resultados com operações de um dia só. No entanto, se você é inexperiente e quer entrar no mercado de ações operando em um único dia, saiba que poderá perder dinheiro.

Afinal, é preciso ter clareza sobre as tendências do mercado, com o intuito de garantir que possa ter eficiência para que possa acertar o momento de comprar e de vender.

E isso requer uma série de estudos, domínio de ferramentas que analisam candlestick. Além disso, é preciso ser um profissional bem informado, para que possa entender quais são as questões daquele dia que podem influenciar as ações naquele dia.

O day trade pode desencadear a sensação de ansiedade, principalmente quando a pessoa está operando um valor muito alto.

E quando a operação é feita com valores baixos, o apurado do dia acaba não sendo suficiente para que as operações sejam lucrativas.

Portanto, é interessante perceber que não é uma técnica útil para quem tem pouco dinheiro para investir.

Assim como, não é algo que pode ser feito contando com a sorte. É necessário ter clareza sobre técnicas, com o intuito de efetuar transações lucrativas.

Swing trade: uma opção que pode ser mais assertiva

Um ponto interessante a observar é que o swing trade é uma opção que pode ser muito mais interessante para o investidor.

Diferente das operações que são feitas em um único dia, o swing trade consiste em comprar um ativo, aguardar mais de 24 horas com ele em carteira e vender na próxima alta.

Este tipo de operação tem maior chance de assertividade quando se sabe, por exemplo, que haverá um movimento de alta no mercado acionário.

Aspecto que faz com que seja possível que uma pessoa menos experiente tenha mais chances de acertar movimentos de alta, potencializando o lucro.

Além disso, no swing trade existem menos impostos incidindo sobre o lucro da operação. Portanto, se você quer ter lucros rápidos na Bolsa de Valores, é útil ter o cuidado de estudar os dois tipos de operações, visando encontrar a opção mais adequada para seu perfil como investidor.

Quer aprender mais sobre finanças? Aproveite nosso conteúdo gratuito e exclusivo. E não se esqueça de deixar seu comentário e compartilhar o conteúdo que está te ajudando com os seus amigos.

Gustavo Teixeira

Especialista no assunto financeiro, cartão de crédito, conta digital, seguros e financiamento.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo