Investimentos

Assessoria de investimentos: vale a pena?

Está pensando em contratar uma assessoria de investimentos? É o tipo de decisão que muitas pessoas tomam quando querem começar no mercado de investimentos.

No entanto, será que realmente vale a pena pagar uma taxa para um profissional administrar seus investimentos?

É natural ter dúvidas e é muito válido analisar se vale a pena de acordo com a sua realidade e patrimônio. Nós trouxemos a nossa percepção sobre o caso.

assessoria de investimento em reunião

Assessoria de investimentos: vale a pena para quem tem pouco dinheiro?

Em geral, a resposta é não. Tendo em vista que, o efeito dos juros compostos se dá sobre o valor total de seu capital aportado.

E se você tem pouco dinheiro para aportar todos os meses e ainda pagará uma taxa sobre o dinheiro que investe, naturalmente está perdendo uma quantia significativa ao longo de um ano.

Por isso, o mais interessante é que o investidor iniciante que tem um aporte baixo realmente dedique uma parte de seu tempo para estudar.

De modo que, possa entender o que deseja para si mesmo, quais são seus sonhos, metas e objetivos. Com o intuito de garantir que possa ter bons resultados financeiros a partir da tomada de decisões estratégicas.

Investimento não é para correr altíssimos riscos

Muitas pessoas pensam que vale a pena contratar um especialista e dar a ele todo o poder de decisão por causa dos riscos de investir.

Afinal, com uma consultoria profissional os riscos seriam minimizados. Todavia, é interessante perceber que a melhor maneira de reduzir os riscos é justamente estudando.

Uma vez que, o conhecimento é fundamental para que você possa tomar decisões que sejam racionais e que vão favorecer o seu crescimento pessoal.

E quando você tem uma estratégia clara, consegue acumular patrimônio usando os diferentes tipos de ativos disponíveis no mercado para alcançar tal resultado.

E o melhor: conseguirá diminuir os riscos ao tomar boas decisões de acordo com os seus sonhos, objetivos e com o grau de risco que está disposto a correr.

O que fazer quando não se tem tempo para administrar uma carteira de investimentos?

Quem tem pouco tempo para administrar uma carteira de investimentos deve optar por descomplicar o processo.

O que significa dizer, em outras palavras, que a pessoa terá seu capital concentrado em poucos ativos e que não vai perder tempo olhando para cotações.

Um iniciante, por exemplo, pode ter 3 fundos imobiliários de diferentes tipos e 3 ações de diferentes setores.

Dessa forma, sempre terá dinheiro de dividendos entrando para reinvestir e terá pouquíssimo trabalho acompanhando relatórios das empresas.

A cada mês, sempre terá uma opção de investimento para fazer respeitando a compra daquilo que está abaixo de seu preço teto.

Portanto, é possível investir tendo pouco trabalho e uma carteira que é considerada diversificada para o seu patrimônio.

Quando vale a pena ter uma assessoria de investimentos?

Quando você já tem um patrimônio acima de R$100 mil e tem pouco tempo para investir, vale a pena contratar especialistas. Principalmente se faz aportes robustos ao longo do mês.

Tendo em vista que, o profissional poderá auxiliar a lidar com o dinheiro, distribuindo em ativos que serão úteis para te ajudar a alcançar a sua meta financeira.

Todavia, isso não elimina a necessidade de aprender a administrar seu próprio dinheiro. Afinal, fazer seus aportes é algo que leva apenas alguns segundos.

E quem tem uma estratégia mais conservadora não precisa se dedicar muito para descobrir quais são os melhores ativos. Por isso, após uma breve pesquisa a pessoa consegue simplesmente selecionar o que quer em sua carteira e continuar aportando ao longo de todo o ano sem precisar escolher novos ativos.

Portanto, até mesmo para uma pessoa muito ocupada, a assessoria é dispensável se você realmente se dedicar a estudar mais sobre finanças pessoais em seu tempo livre. Uma vez que, isso é importante para manter sua mentalidade de investir frequentemente e para o longo prazo.

Gustavo Teixeira

Especialista no assunto financeiro, cartão de crédito, conta digital, seguros e financiamento.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo