Seguros

Seguro PIX: preciso pagar?

Já ouviu falar sobre o seguro PIX? Trata-se de um valor que o brasileiro pode pagar em troca de alguns serviços de segurança para suas transações via PIX.

No entanto, é importante saber se realmente vale a pena pagar este tipo de seguro e quais são as vantagens, para tomar uma boa decisão.

Por isso mesmo, nós trouxemos informações valiosas para você conferir a partir de agora e tomar uma decisão bem informada.

Seguro PIX: realmente vale a pena?

Não! Muitas pessoas são influenciadas pela propaganda a pagar um seguro para transações via PIX, mas não faz sentido algum do ponto de vista financeiro.

Tendo em vista que, a pessoa estará pagando por proteções que na legislação já são conferidas a ela.

O banco, seja qual for, é responsável por garantir a segurança das transações de seu cliente. Por isso, em caso de uma ação criminosa que se aproveita do PIX para efetuar transações usando meios fraudulentos, é preciso acionar o banco para que ele averigue a situação e devolva a quantia usurpada pela ação criminosa.

O sistema é bastante parecido com fraudes de cartão de crédito. Se um criminoso usurpa seus dados bancários, invade sua conta corrente e faz PIX sem sua autorização, é dever do banco restituir a quantia que foi roubada.

Geralmente essas ações são cyber ataques, que costumam deixar alguns rastos e em alguns dias a equipe de segurança do banco dará uma resposta após avaliar a situação.

Conferir o PIX que deseja fazer

O principal cuidado que todo brasileiro precisa ter atenção é justamente conferir o PIX antes de concluir a transação.

É válido até mesmo ter o cuidado de salvar as informações sobre seus contatos favoritos, para os quais envia dinheiro com frequência.

Justamente com o intuito de garantir que possa ter um bom resultado facilitando as transações e evitando que cometa erros.

Afinal, são os contatos para os quais você faz PIX com mais frequência e ter os dados com facilidade ajudará a evitar problemas no futuro. Em poucos cliques você concluir a transação financeira e poderá reduzir significativamente as chances de erros.

Cuidado com golpes virtuais

Os golpes virtuais estão cada vez mais sofisticados. Por isso mesmo, é importante ter cuidado em relação as suas transações.

Muitas vezes as pessoas fraudam o número de telefone de alguém e pedem dinheiro para a lista de contatos.

Este tipo de transação é realmente um prejuízo. Uma vez que, até descobrir que foi vítima de um golpe a pessoa leva tempo e a quadrilha já desviou o dinheiro da conta na qual recebeu o depósito.

O que faz com que seja impossível bloquear a quantia e reaver o valor transferido. E por ter sido um valor transferido de boa-fé, usando seus dados bancários e seu saldo, dificilmente o banco poderá ser responsabilizado.

Portanto, é importantíssimo ter atenção para evitar cair em golpes. Mesmo que alguém próximo te peça dinheiro por mensagem, tenha o cuidado de ligar para o número da pessoa e conferir a informação. Se a pessoa não atender, não envie dinheiro. E você, usa o PIX com frequência? Está pagando por seguro?

Gustavo Teixeira

Especialista no assunto financeiro, cartão de crédito, conta digital, seguros e financiamento.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo