Financeiro

13° Salário: Dicas para investir

Todo profissional que recebe 13° salário devia investir uma parte significativa do valor. De modo que, possa gerar renda passiva todos os meses, aproveitando para que possa complementar sua formação de reserva de emergência, construir um patrimônio ou dar continuidade ao seu projeto de investimentos já existente.

Ter consciência de que o 13° salário pode ser visto como um dinheiro extra e que não deve ser considerado um valor para gastar integralmente, te ajuda a tomar boas decisões com o dinheiro.

Devo usar o 13° salário para quitar dívidas?

Muitos brasileiros aproveitam o 13° salário com o intuito de quitar dívidas já existentes. É interessante ter o cuidado de negociar a dívida antes de quitar o valor em aberto.

Justamente, com o intuito de garantir que possa ter tranquilidade aproveitando que as contas estão quitadas.

Afinal, é possível ter mais qualidade de vida quando você sabe que não está devendo nada e que não será cobrado indevidamente.

Além disso, após pagar as dívidas você pode concentrar sua energia em outras questões. Mas tenha sempre o cuidado de negociar o valor, para reduzir ao máximo os custos.

Muitas vezes é possível minimizar significativamente o valor a ser pago por ter a quantia para quitar a vista.

Investir uma significativa parcela do 13° salário

A maior parte das pessoas pensa que investir todo o 13° uma vez ao ano é suficiente. Na realidade, o mais indicado é que todos os meses você invista uma quantia de dinheiro, mesmo que seja apenas R$10.

Os investimentos mensais aumentam a quantia de dinheiro sobre a qual haverá rendimento. Por isso mesmo, os juros compostos fazem mais efeito quando novas aplicações são feitas com regularidade, aproveitando um montante maior sobre o qual haverá rendimento.

Se você pode investir todo o seu 13° salário, ótimo! Mas se não pode, procure investir uma parcela significativa.

E sempre que possível, faça novas aplicações mensais, para que possa ter uma quantia maior de dinheiro em sua conta, sobre a qual os juros compostos vão trabalhar.

A reserva de emergência sempre vem primeiro

Se você está pensando em iniciar sua jornada de investimentos usando a quantia do 13° salário, saiba que a reserva de emergência deve ser seu primeiro cuidado.

Tendo em vista que, construir a reserva te trará qualidade de vida, bem-estar e te manterá longe das dívidas.

O que é muito importante para que possa ter um cotidiano tranquilo, no qual poderá focar em ganhar dinheiro e aumentar seu patrimônio.

Portanto, é útil e interessante ter o cuidado de montar uma reserva de emergência usando um CDB de liquidez diária como seu primeiro investimento.

Justamente com o intuito de ter uma quantia que trará segurança caso alguma emergência aconteça. Para que você possa ter tranquilidade e usar o dinheiro evitando se endividar em caso de acontecimentos inesperados.

Após montar a sua reserva, é hora de começar a investir em renda fixa com prazos longos, ações, fundos imobiliários e outras classes de ativos que sejam mais rentáveis para seu cotidiano.

Tomar a decisão assertiva de dar o passo inicial é, sem dúvidas, fundamental para que possa alcançar resultados expressivos em seu cotidiano.

Gustavo Teixeira

Especialista no assunto financeiro, cartão de crédito, conta digital, seguros e financiamento.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo