Renda

Renda passiva: o que é e como construir?

Já ouviu o termo renda passiva? Construir este tipo de renda é o sonho de muitos brasileiros na atualidade.

Tendo em vista que, é uma forma de melhorar a qualidade de vida, complementando a renda mensal ao aproveitar todo o capital gerado passivamente.

Nós vamos te explicar o que é renda passiva, quais são os ativos geradores de renda passiva e te dar dicas valiosas. Confira tudo a seguir.

O que é renda passiva?

A renda passiva é todo dinheiro que entra em sua conta sem que você tenha que ter trabalhado ativamente para receber aquela quantia.

Em outras palavras, é um dinheiro que costuma ser oriundo de um investimento que passa a render periodicamente para quem fez essa aplicação.

Um imóvel que fica alugado, por exemplo, é uma renda passiva. Uma vez que, o dono da propriedade não precisa trabalhar para receber o valor mensal do aluguel.

Assim como, quem compra fundos imobiliários recebe uma renda todos os meses, que é oriundo do rendimento referente ao número de cotas compradas.

Construir uma renda passiva é importante

A maior parte dos brasileiros trabalha todos os dias para construir renda ativa, mas esquece de investir em ter sua própria fonte de renda passiva.

Gerar uma fonte de renda extra que não requer trabalho ativo de forma estratégica é fundamental. Uma vez que, possibilita aumentar o volume de dinheiro que a pessoa terá para utilizar em sua rotina.

Assim como, é fundamental para quem pensa em complementar a renda da aposentadoria nos próximos anos.

Quando se investe com estratégia, é possível gerar uma renda passiva superior ao próprio salário mensal. E dependendo da estratégia adotada pela pessoa, é possível até mesmo se aposentar mais cedo.

Portanto, é interessante que toda pessoa pense em construir sua própria fonte de renda adicional. Principalmente sabendo que é possível começar investindo valores a partir de R$10 e ter ótimos resultados.

Ter múltiplas fontes de renda garante maior autonomia

Uma pessoa que constrói seus ganhos passivos passa a ter uma nova fonte de renda. Mesmo que inicialmente seja um valor pequeno, investir todos os meses para ter renda passiva cada vez maior é importante.

De modo que, a pessoa possa aproveitar diferentes fontes de renda com o intuito de garantir tranquilidade e qualidade de vida.

Uma vez que, é justamente o fato de ter duas ou mais fontes de recursos que faz com que a pessoa possa ter tranquilidade. Afinal, se a pessoa perde o emprego, por exemplo, não ficará sem nenhuma fonte de recursos.

Além disso, a construção de uma fonte adicional de renda que pode incrementar os ganhos mensais é importantíssima. De modo que, a pessoa tenha dinheiro extra com o qual contar em caso de emergências.

Quais ativos são construtores de renda para o investidor?

É possível construir uma fonte de renda extra investindo em diferentes ativos, como é o caso dos fundos imobiliários que pagam todos os meses.

Assim como, é possível comprar ações que pagam dividendos. Nesse caso, a frequência de pagamentos é menor, mas não deixa de ser um investimento positivo para o brasileiro que quer ter renda passiva.

Outra possibilidade é comprar imóveis com a finalidade de locação, seja no modelo tradicional ou Airbnb.

Aproveite que agora já sabe o que é e como investir para gerar renda passiva, para que possa turbinar seus ganhos com a estratégia adequada para sua rotina.

Gustavo Teixeira

Especialista no assunto financeiro, cartão de crédito, conta digital, seguros e financiamento.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo