Financeiro

Existe idade máxima para começar a investir?

Está pensando em começar a investir, mas não sabe se ainda vale a pena? Muitas pessoas se perguntam se vale a pena começar, por considerarem que já estão com a idade avançada.

Todavia, é importante perceber que a capacidade financeira de aporte de uma pessoa em idade mais avançada costuma ser muito maior que a de um jovem.

Além disso, existem outros fatores que devem ser considerados que vão além da idade. Nós trouxemos dicas e informações para te ajudar a se decidir.

Nunca é tarde para começar a investir

Muitas pessoas pensam que passando dos 30, 40 ou 50 anos é tarde para começar a investir, justamente por entenderem que o efeito dos juros compostos se dá com o longo prazo.

Todavia, segundo dados do IBGE a expectativa de vida média do brasileiro é de 75,5 anos. Portanto, quem tem 50 anos pode investir com aportes altos e aproveitar o efeito dos juros compostos até depois dos 75.

Afinal, quantas pessoas você já viu passar dessa idade nos últimos anos? Com o avanço da medicina, a prática de atividade física e boa alimentação, a população está envelhecendo.

E muitas pessoas estão chegando a idades centenárias, portanto, é importante sempre pensar no futuro.

Tenha equilíbrio ao começar a investir

Não é raro encontrar pessoas que nutrem a crença de que ao começar a investir vão parar de viver e fazer o que gostam, apenas dedicando o dinheiro para investir.

Realmente, é natural que no início a pessoa foque em fazer aportes mais altos. Todavia, dependendo da estratégia em pouco tempo após começar já é possível usufruir de rendimentos.

Além disso, a pessoa pode estabelecer uma parte do orçamento que não comprometa sua qualidade de vida. O objetivo é investir para construir patrimônio e não para perder a felicidade como parte da rotina.

Portanto, é interessante pensar em uma estratégia que privilegie o equilíbrio. De modo que, possa ter vários benefícios atrelados ao processo de começar a investir.

Investir oferece muitas vantagens

Independentemente de qual é o momento da sua vida que você pretende começar, é possível aproveitar uma série de benefícios:

  • Multiplicar seu patrimônio;
  • Gerar renda passiva;
  • Deixar bens para seus filhos;
  • Ensinar sobre educação financeira para os pequenos;
  • Criar um hábito de pensar no futuro e construir sonhos possíveis de alcançar.

Portanto, não há idade ideal para começar. Não permita que a ansiedade ou seus próprios preconceitos te limitem.

O patrimônio poderá ser aproveitado pelos filhos

Quem pensa que é tarde para começar a investir em prol de benefício próprio, também pode pensar na tranquilidade de saber que está deixando um bom patrimônio para os filhos.

É interessante também ensinar a estratégia de investimento para os futuros herdeiros, com o intuito que eles saibam exatamente como administrar o patrimônio após o seu falecimento.

Afinal, quando a família é capaz de orientar uns aos outros, o resultado tende a ser muito benéfico. Deixando não apenas um patrimônio como herança, como também um legado de ensinamento sobre como usar os recursos financeiros.

O que é muito valioso para garantir a tranquilidade dos filhos e netos. Uma vez que, a forma como se administra o dinheiro muda completamente os resultados que o patrimônio pode trazer para a pessoa.

Portanto, é interessante perceber que não há momento certo para começar e que nunca é tarde demais para pensar em construir uma carteira de investimentos.

Você poderá usufruir não só do dinheiro, como também da tranquilidade de deixar as pessoas que você mais ama protegidas. Aproveite para começar hoje mesmo, que tal?

Gustavo Teixeira

Especialista no assunto financeiro, cartão de crédito, conta digital, seguros e financiamento.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo