Investimentos

Preciso ter o nome limpo para investir?

Muitos brasileiros não possuem o nome limpo e sonham em começar a investir. Se este é o seu caso, nós trouxemos informações detalhadas que podem te ajudar.

Afinal, será que é preciso mesmo limpar o nome para começar a investir? Nós trouxemos dados que vão te ajudar a dar os próximos passos.

Preciso ter o nome limpo para abrir conta de investimento?

Não! Basta querer para que você abra a sua conta em uma empresa que permita acessar home broker para fazer seus investimentos, por exemplo.

A restrição no SPC ou Serasa não limita a abertura de uma conta de investimentos. A principal limitação causada pelo nome sujo é em relação ao crédito.

Por isso, uma pessoa que abre conta no Nubank ou Inter para investir, poderá movimentar tranquilamente o dinheiro na conta, fazendo os aportes mensais.

Todavia, essa mesma pessoa não terá um bom limite de crédito caso solicite um cartão no Inter ou Nubank. Justamente por ser uma pessoa que demonstra não ter uma boa relação com crédito e que acaba representando um risco para o banco, que acaba não querendo emprestar dinheiro.

Começar a investir ou limpar o nome primeiro?

É importante perceber que você deve ser estratégico quando tem uma dívida. De modo que, possa fazer as contas se vale a pena começar a investir ou renegociar a dívida.

Justamente para que consiga economizar com taxas de juros e possa tomar uma decisão que seja vantajosa do ponto de vista financeiro.

Afinal, se você paga 8% de juros mensais na sua dívida e seu investimento é de 6% ao ano, você está perdendo dinheiro ao investir.

Portanto, é válido considerar que deverá ter uma parcela destinada a pagar a dívida evitando o efeito de bola de neve dos juros que serão cobrados. Ao mesmo tempo em que destina uma parte de seu dinheiro para investir todos os meses e criar uma reserva de emergência.

Mesmo que você esteja guardando pouco dinheiro todos os meses, o principal ponto é a criação do hábito.

De modo que, possa quitar a dívida e futuramente continuar com o hábito de investir um pouco todo mês, visando beneficiar o seu crescimento de patrimônio.

Juntar dinheiro para quitar a dívida

Um ponto importante de observar é que os investimentos são um mecanismo interessante para multiplicar o seu dinheiro.

De modo que, possa aproveitar o rendimento mensal do dinheiro para efetuar a quitação mais rápida do valor que está devendo.

Em muitos casos, vale a pena juntar dinheiro por meses, para que consiga renegociar a dívida e pagar com menos juros o valor que está em aberto.

Sabendo exatamente quanto você deve, qual o total que está sendo cobrado em juros e com uma parcela significativa em mãos, é possível quitar a dívida em aberto rapidamente.

No entanto, é preciso ter paciência para renegociar. Sempre entendendo que a partir da renegociação, você conseguirá quitar o que deve e continuar mantendo o hábito de investir todos os meses.

Quem está com o nome sujo deve sempre se esforçar para limpar. Todavia, isso não impede de começar uma jornada financeira diferente da que vinha mantendo. Vale muito a pena buscar educação financeira e começar uma jornada como investidor, deixando as dívidas no passado.

Gustavo Teixeira

Especialista no assunto financeiro, cartão de crédito, conta digital, seguros e financiamento.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo