Financeiro

Inteligência tributária nos investimentos: entenda a importância

Já ouviu falar sobre inteligência tributária nos investimentos? Muitas pessoas investem sem ter alguns conhecimentos tributários importantes.

E por isso, acabam perdendo rentabilidade. O que desencadeia uma série de prejuízos de longo prazo que poderiam ser evitados com medidas simples. Pensando nisso, nós trouxemos algumas dicas para sua jornada como investidor.

Inteligência tributária: pague menos imposto

É possível pagar menos impostos e ainda continuar fazendo suas operações de modo totalmente legalizado.

No entanto, para tal, é necessário ter conhecimento sobre regras tributárias simples e alguns benefícios que estão disponíveis para investidores brasileiros. Confira alguns tópicos:

1.     CDB e a tabela de imposto regressiva

Quem investe em CDB precisa perder o medo do longo prazo. Afinal, a tabela de imposto é regressiva. O que faz com que seja muito mais vantajoso para o investidor

Portanto, é interessante que a pessoa entenda que é importante e possível manter uma parte de seus investimentos para o longo prazo, visando que possa pagar menos imposto.

Uma pessoa que pega um CDB de prazo fechado de um ano e ao final saca o dinheiro e coloca em outro CDB de prazo fechado de um ano e continua esse ciclo está perdendo muito dinheiro por não ter colocado o capital em um prazo maior. Afinal, cada saque desencadeia o pagamento de uma taxa de imposto que é muito maior por causa do prazo curto.

2.     Fundos Imobiliários

O investidor que realiza lucro na venda de Fundos Imobiliários pode vender um fundo que está com prejuízo.

Dessa forma, é possível evitar o pagamento do imposto, compensando o lucro com algum prejuízo que está em sua carteira.

A transação de compra e venda precisa ser feita dentro do mesmo mês, para que possa evitar o pagamento do imposto sobre o lucro da sua operação de venda.

Uma dica prática é observar que os fundos imobiliários são ativos para ter visando o longo prazo, com o intuito de gerar renda mensal.

Portanto, é útil que compre somente as cotas dos fundos que almeja manter em carteira por longo prazo. Esteja ciente que a venda gera incidência de imposto sobre o lucro apurado e não pagar o imposto gera multa caso o valor não seja devidamente compensado por um prejuízo.

3.     Ações

Quem efetua venda de menos de R$20 mil, não precisa efetuar o pagamento de imposto, caso a venda não seja day trade.

Aquele investidor que comprou uma ação no dia 20 de fevereiro e viu a ação disparar no dia 25 de fevereiro poderá fazer uma venda total de até R$20 mil dentro do mês, para que apure o lucro e fique isento do imposto.

Inteligência tributária turbina os investimentos

É muito importante observar que a inteligência tributária é responsável por aumentar de forma significativa a rentabilidade de seus investimentos.

Uma vez que, você deixa de pagar impostos por usar estratégias que são totalmente legalizadas. Portanto, parte da jornada como investidor consiste justamente em planejar o uso do dinheiro. De modo que, você possa aproveitar a rentabilidade alta em prol de beneficiar a sua vida financeira.

Quando se faz um bom planejamento é possível reduzir danos causados por prejuízos, minimizar o pagamento de impostos e garantir que a rentabilidade seja potencializada.

Gustavo Teixeira

Especialista no assunto financeiro, cartão de crédito, conta digital, seguros e financiamento.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo