Financeiro

5 Tipos de empréstimos que podem aliviar as contas

Sabia que existem diferentes tipos de empréstimos aos quais você pode recorrer quando há necessidade?

É importante entender mais a respeito, para que você consiga pedir o empréstimo que pode se encaixar em seu orçamento com maior facilidade.

Dessa forma, terá menores taxas de juros e mais benefícios atrelados ao fato de contar com o dinheiro do banco.

assinando empréstimo

Quais são os principais tipos de empréstimos oferecidos?

Existem vários tipos de empréstimos que podem ser solicitados, confira a seguir:

1.     Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é o mais comum, onde a pessoa usa o próprio histórico de ser um bom pagador para solicitar o empréstimo.

De forma simples, a pessoa pede o dinheiro e o banco analisa, oferecendo uma taxa de juros que normalmente é personalizada de acordo com o perfil do cliente.

Uma grande vantagem do empréstimo pessoal é que ele é rápido de contratar e ajuda a manter as finanças em ordem.

Além disso, praticamente todas as pessoas com nome limpo conseguem usufruir do método de empréstimo.

2.     Empréstimo consignado

O empréstimo consignado, por sua vez, é descontado automaticamente na folha de pagamento. Portanto, é preciso solicitá-lo no banco onde seu salário é depositado.

De modo que, possa autorizar o desconto direto em folha. Um diferencial é justamente a taxa de juros cobrada pelo banco. Uma vez que, o fato de ser descontado direto em folha dá segurança para o banco.

Afinal, você não terá chance alguma de deixar de pagar o que foi combinado, por ter autorizado o desconto em folha.

Dessa forma, a empresa consegue trabalhar com juros que são muito mais baixos que os juros convencionais de um empréstimo pessoal.

Uma desvantagem desse tipo de crédito é que o valor só pode ser de até 30% de sua renda total. Uma vez que, não se pode comprometer toda a renda com o empréstimo.

3.     Empréstimo para empresas

Quem tem um CNPJ também pode pedir empréstimo para a empresa. Nesse caso, o processo é o mesmo do empréstimo pessoal, só que usando o CNPJ.

E justamente por ser para a empresa, os valores são significativamente mais altos. Todavia, é importante ter clareza de que você não deve usar o dinheiro para fins pessoais.

Separar o que é pessoal e o que é dinheiro da empresa é indispensável, para que possa ter controle financeiro e evitar uma dívida muito alta.

4.     Empréstimo por penhor

Uma prática muito antiga no mercado de crédito é o empréstimo por penhor, que consiste em entregar algo de valor como garantia do empréstimo.

Dessa forma, é possível ter acesso rápido ao crédito, oferecendo a garantia para o banco. Pode ser joia, imóveis, veículo ou outros bens que o banco aceite e que avalie para que possa ter certeza de que é válido como garantia.

5.     Antecipação do FGTS e do 13° salário

As antecipações são tipos de empréstimos vantajosos para tirar a pessoa do sufoco financeiro. Afinal, justamente por antecipar um valor o banco cobra juros mais baixos e quando a quantia é depositada na sua conta, a empresa fica com a quitação realizada.

O ideal é só recorrer as antecipações quando você tem certeza do valor e real necessidade. Afinal, se houver como esperar você não pagará juros.

Muitas pessoas antecipam para comprar futilidades que poderiam esperar. Portanto, avalie se há necessidade de pagar juros nesse caso.

Quais tipos de empréstimos você já pegou? Tem algum que você não conhecia? Deixe seu comentário.

Gustavo Teixeira

Especialista no assunto financeiro, cartão de crédito, conta digital, seguros e financiamento.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo