Seguros

Seguro de moto: entenda mais sobre a contratação

A contratação de seguro de moto é um assunto polêmico no Brasil. Afinal, muitas pessoas acreditam que não vale a pena contratar este tipo de seguro.

Além disso, é interessante observar outros detalhes, para que possa identificar o que se encaixa em seu orçamento, quais são suas preferências e muito mais.

Nós trouxemos algumas reflexões e dicas, para que você possa identificar se vale a pena contratar o seguro para sua rotina. Confira a seguir.

seguro de moto

Seguro de moto: vantagens

Listamos as principais vantagens de efetuar a contratação de seguro de moto, confira:

1.     Segurança patrimonial

Em caso de tentativa de roubo ou furto de sua moto, você não perde seu patrimônio. Uma vez que, mesmo que a moto não seja encontrada pela seguradora, você será ressarcido.

Enquanto aquela pessoa que usa a moto sem seguro, caso seja roubada perderá todo o valor que foi investido na compra da moto.

Por isso, o principal diferencial de ter um seguro é realmente poder usar a moto com tranquilidade no dia a dia, aproveitando o fato de que a moto está protegida.

2.     Assistência 24 horas

Alguns seguros incluem serviços de assistência 24 horas, como reboque, troca de pneus e serviços de emergência, proporcionando suporte que faz a diferença para a experiência do cliente.

3.     Reparos em caso de acidente

Caso o segurado sofra algum acidente, é possível contar com a seguradora para fazer os devidos reparos.

De modo que, a moto voltará a ser usada no dia a dia, sem representar qualquer problema para o consumidor, que paga apenas a franquia para acessar a rede de suporte da seguradora.

Quais são as desvantagens de contratar seguro de moto?

Além dos benefícios, também existem desvantagens atreladas a contratação do seguro. Por isso mesmo, é importante conferir alguns aspectos, veja quais:

1.     Custo do seguro de moto

A grande maioria das pessoas não contrata seguro de moto por causa dos custos envolvidos. Uma vez que, a pessoa não enxerga valor em pagar uma taxa mensal relativamente alta, que em alguns anos será um valor muito próximo ao total que pagou pela moto.

Todavia, é importante considerar que no custo está embutido não apenas a segurança de ter certeza que não ficará no prejuízo caso roubem a sua moto. Bem como, terá a certeza de que em caso de acidente o reparo da moto será viabilizado.

Portanto, é interessante fazer uma análise completa, para que o custo possa ser considerado corretamente, evitando que erros em seus critérios de análise proporcionem prejuízos para sua tomada de decisão.

2.     Burocracia

Em muitos casos, as pessoas desistem da contratação por causa da burocracia de fechar o negócio.

Afinal, é preciso fazer a cotação, analisar a cobertura, passar por uma avaliação da moto e só então fechar o negócio.

Portanto, é um processo relativamente burocrático, que acaba dificultando a rotina de quem quer obter um seguro para sua moto.

É importante analisar benefícios e desvantagens, para que você possa analisar se a contratação de seguro para moto é vantajosa para sua rotina ou não.

Gustavo Teixeira

Especialista no assunto financeiro, cartão de crédito, conta digital, seguros e financiamento.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo