Renda

Estratégias para lidar com despesas inesperadas

As despesas inesperadas são parte do cotidiano de absolutamente todos os brasileiros adultos. Afinal, é perfeitamente natural que você precise lidar com um pneu que furou, um cano que estourou, uma multa e outros custos que não são frequentes no orçamento.

Por isso, toda pessoa deveria ter um plano de contingenciamento, para que consiga lidar com essas situações que são comuns e que abalam o orçamento.

3 estratégias para lidar com despesas inesperadas

Sabendo que todo adulto tem despesas inesperadas, nós trouxemos 4 estratégias para que você possa evitar endividamento, confira:

1.     Viva sempre com menos do que ganha

A maior parte das pessoas gasta muito mais que ganha todos os meses e essa é principal origem do endividamento.

Afinal, se algo sai do esperado, como essa pessoa terá condições de lidar com a situação? Para evitar problemas, é importante gastar menos do que ganha.

O ideal é que todos os meses você consiga guardar uma parcela de seu dinheiro. Dessa forma, poderá criar uma reserva de emergência, capaz de te ajudar a lidar com situações adversas.

2.     Faça uma reserva de emergência

É importante construir uma reserva para situações adversas. O ideal é ter 6 meses de seu custo de vida mensal disponível na reserva.

Muito embora seja um valor expressivo, o segredo é começar, se comprometendo a guardar uma parcela de seus recursos todos os meses.

De modo que, consiga ter uma quantia mínima guardada para qualquer emergência. Ter 6 meses de seu custo de vida reservado é importante para que possa ter segurança, por exemplo, caso fique desempregado.

Uma vez que, poderá recorrer ao dinheiro para evitar endividamento e perda de qualidade de vida de forma acelerada.

A reserva proporciona segurança e qualidade de vida em praticamente todos os cenários, te dando tempo para se reposicionar no mercado.

3.     Faça renda extra

Não é raro que as contas mensais cheguem em datas diferentes entre si, assim como os contratempos.

E isso é interessante sob a ótica em que é possível programar estratégias de renda extra para cobrir a dívida inesperada.

Você pode aproveitar o período da noite ou fins de semana para fazer bicos. Assim como, pode aproveitar itens que estão parados em casa para que faça vendas e consiga cobrir a despesa inesperada.

Dessa forma, evitará precisar pegar um empréstimo, para quitar uma dívida que era inevitável. Por isso, vale a pena programar cada boleto para o dia de seu vencimento, aproveitando para usar o dinheiro para cobrir uma emergência, fazer mais dinheiro e cobrir o boleto que estava programado para pagamento sem que houvesse dinheiro disponível para tal.

Usar a flexibilidade do orçamento para ser estratégico no pagamento das contas é muito importante para evitar um endividamento acelerado que poderia ser evitado.

Fazer empréstimo para lidar com despesas inesperadas

A saída mais usada quando se tem uma despesa inesperada costuma ser a busca por um empréstimo rápido.

Todavia, essa é uma alternativa pouco interessante e que só vale a pena para pessoas que estão verdadeiramente dispostas a procurarem uma fonte de renda extra. De modo que, possam pagar o empréstimo o mais rápido possível.

Uma vez que, é importante evitar endividamento acelerado ocasionado pela busca por uma solução prática e rápida para uma demanda inesperada.

Geralmente as taxas de juros são altas, o que faz com que seja importante recorrer principalmente aos 3 truques anteriormente ensinados. Afinal, mesmo que você tenha que pedir um empréstimo, se fizer renda extra e organizar melhor a dinâmica de seus pagamentos, a tendência é que necessite de menos dinheiro e isso faça com que possa ter melhores condições de pagamento do valor solicitado.

Gustavo Teixeira

Especialista no assunto financeiro, cartão de crédito, conta digital, seguros e financiamento.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo