Investimentos

Fundos Imobiliários que mais caíram

Sabia que é importante acompanhar os fundos imobiliários que mais caíram em 2024? Procurar entender os motivos para a queda é fundamental.

Afinal, quem deseja ser um investidor de fundos imobiliários precisa compreender o que leva ao tombo do ativo, para que possa se antecipar ao mercado.

De modo que, consiga ter bons resultados financeiros fazendo bons investimentos. Confira mais informações a seguir.

Quais foram os fundos imobiliários que mais caíram em 2024?

Até agora, alguns fundos já apresentam uma performance bastante negativa, confira quais são eles:

1.     BTRA11

O fundo de terras agrícolas está passando por um problema comum do ciclo do setor agrícola, que impactou diretamente sua cotação, formando uma queda expressiva. Além disso, o fundo enfrenta problemas de gestão, que impactaram diretamente sua cotação.

2.     HTMX11

Com uma performance que foi muito afetada pela pandemia, o HMTX é um fundo de hotel que passou meses sem pagar dividendos.

Afinal, os hotéis foram fechados no período de caos causado pela doença. Pouco após a reabertura dos hotéis e funcionamento normal, o fundo teve uma valorização expressiva.

Com a volta dos pagamentos recorrentes, o fundo está passando por uma correção nos preços que estavam muito acima do considerado ideal pelo mercado.

3.     RECR11

O RECR11 é um fundo de papel, que está passando por uma desvalorização significativa este ano, ocasionada pela própria economia e ciclo de juros, além de ter levado um calote do qual está se recuperando a cada mês. Portanto, é um fundo que pode vir a surpreender os cotistas, lidando bem com o calote e saindo do vermelho.

Todavia, não há qualquer tipo de garantia nesse sentido, o que demanda que o investidor seja cauteloso com suas aplicações.

4.     XPPR11

Com um problema de vacância, o XPPR11 é um fundo alavancado, que tem baixo potencial de trazer retorno financeiro para o investidor. Por isso mesmo, o fundo passou a apresentar uma queda acentuada ao longo dos últimos anos que vem se mantendo em 2024.

5.     HCTR11

O principal problema que fez o HCTR11 cair é que o fundo tomou um calote, em situação de claro conflito de interesses.

Por isso mesmo, os investidores viram o rendimento mensal cair significativamente e começaram a vender suas cotas, gerando a queda no ativo.

No mesmo período o DEVA11 foi acometido pelo mesmo calote, mas a administração do fundo foi mais eficiente em reverter o problema. O que fez com que ele disparasse em um ciclo de subida, enquanto o HCTR11 continuou caindo em 2024.

Diversificação: o segredo para lidar com fundos imobiliários

Como deve ter percebido, os fundos imobiliários que mais caíram em 2024 apresentam problemas de gestão, calotes e problemas do próprio ciclo financeiro.

É por isso que, o principal segredo para quem deseja investir e evitar os problemas ocasionados pela perda de capital nos fundos é justamente ter uma carteira diversificada.

Comprar ativos de diferentes setores é o principal segredo para que se possa garantir que a volatilidade não seja um problema significativo para seu capital investido em fundos imobiliários. Portanto, aproveite as dicas e faça bons investimentos.

Gustavo Teixeira

Especialista no assunto financeiro, cartão de crédito, conta digital, seguros e financiamento.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo