Seguros

Contratação de seguro: 5 itens que são necessários na sua apólice

Quem nunca fez a contratação de seguro precisa ter atenção na apólice. De modo que, possa escolher o melhor custo-benefício e ainda tenha um seguro completo.

Existem muitos termos que causam confusão e dificuldade do usuário contratar o seguro pela primeira vez.

Por isso, trouxemos quais são os itens que precisam estar em sua apólice. Confira tudo a seguir e não erre na escolha.

O que não pode faltar na apólice para contratação de seguro?

Nós trouxemos os principais elementos que não podem faltar na proteção de seu seguro veicular, são eles:

1.     Proteção contra roubo e furto

É preciso ter claro qual é o valor que será pago para o cliente caso seu veículo seja roubado ou furtado. O ideal é que seja 100% da tabela FIPE, justamente para que seu prejuízo seja o menor possível.

Geralmente, a tabela FIPE é usada para precificar o valor do carro na venda. Portanto, se 100% do valor de FIPE está garantido em caso de roubo do carro, você não terá problemas.

Todavia, é útil saber que se o carro for roubado e depois encontrado, por exemplo, você precisará arcar com a franquia para corrigir eventuais danos como uma batida ocasionada pelo bandido em perseguição.

2.     Cobertura para terceiros

É importante que o seguro cobre eventuais danos causados por terceiros. Suponha que você está dirigindo e um bêbado invade a contramão batendo em seu carro.

Nesse caso, o seguro poderá ser acionado, todas as pessoas que estavam no interior do veículo e se machucaram poderão solicitar o prêmio previsto na apólice.

E você precisará pagar apenas a franquia para que possa fazer o reparo do veículo, contando com a rede da seguradora.

O mesmo é válido caso você acidentalmente atropele alguém. O seguro protegerá a pessoa atropelada pagando seus custos médicos até o valor total previsto em apólice, assim como, o protege o veículo.

Portanto, é um aspecto importante de constar em seu seguro, para que possa evitar eventuais prejuízos.

3.     Valor da franquia para contratação de seguro

O valor da franquia é o valor pago pelo segurado caso ocorra uma colisão e seja preciso consertar o carro, por exemplo.

Cada veículo tem um valor de franquia. Normalmente, o valor da franquia é mais alto para carros mais luxuosos, justamente por causa do custo de peças em caso de colisão.

Além disso, a franquia é mais alta à medida em que a parcela mensal do seguro é mais baixa. O que faz com que seja importante se atentar durante a negociação.

Quando se fala em um condutor inexperiente o ideal é ter uma franquia baixa. Enquanto um condutor mais experiente e sem histórico de acidentes pode elevar a franquia para pagar menos a cada mês.

4.     Previsão de valor para gastos hospitalares e médicos

É preciso que a seguradora ofereça um prêmio previsto para gastos hospitalares e médicos decorrentes de acidentes com o veículo.

Dessa forma, tanto o condutor quanto terceiros poderão estar cobertos pela apólice, evitando que um acidente ocasione prejuízos significativos.

5.     Suporte 24 horas

O ideal é que seu seguro tenha suporte 24 horas, como reboque e chaveiro. De modo que, possa trocar pneu e ter suporte de seguro a qualquer momento do dia ou da noite.

Uma vez que, o suporte trará mais segurança para o condutor, evitando que qualquer problema seja difícil de solucionar, como a perda de chave ou um pneu furado de madrugada.

Agora você já sabe quais são os serviços básicos para contratação de seguro, garanta a leitura da apólice e só feche negócio após esclarecer suas dúvidas.

Gustavo Teixeira

Especialista no assunto financeiro, cartão de crédito, conta digital, seguros e financiamento.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo