Financeiro

Gestão de gastos: 4 princípios básicos

Fazer a gestão de gastos de forma assertiva é fundamental para ter um bom resultado financeiro. Tendo em vista que, é preciso ter clareza sobre seus custos para que possa investir e ter qualidade de vida.

Nós trouxemos algumas dicas e informações úteis sobre gestão de gastos, para que possa dominar o tema e evitar cometer equívocos no dia a dia, confira tudo a seguir.

Gestão de gastos

4 princípios básicos da gestão de gastos pessoais

Confira quais são os princípios básicos da gestão de gastos pessoais para administrar melhor o seu dinheiro:

1.     Controlar o fluxo de entradas e saídas

Um dos princípios básicos da gestão de gastos pessoais é o controle do fluxo de entrada e saída de dinheiro. Muitas pessoas não conseguem organizar suas finanças por não saberem sequer quanto ganham.

Pode parecer absurdo, mas quem tem uma renda mensal que varia em função de comissões ou horas extras naturalmente a pessoa tende a se perder. Afinal, é uma renda variável e que precisa ser acompanhada a cada mês.

Se a pessoa não sabe quanto ganhou, fica impossível administrar o dinheiro com eficiência e gastar da melhor forma possível. Portanto, é indispensável que a cada mês a pessoa se organize para saber exatamente quanto ganhou e consiga fazer gastos inteligentes.

2.     Mantenha um custo fixo baixo

Um truque importante para a gestão de gastos é manter o custo fixo mensal baixo. Dessa forma, a pessoa poderá aproveitar a qualidade de vida, proporcionada por não estar endividada.

Uma vez que, poderá encaixar os custos extras no valor que já recebe a cada mês. Bem como, poderá viver com um custo mensal baixo para economizar e realizar seus sonhos.

Quem tem o custo que compromete 100% do salário está em uma péssima situação. Justamente por não ter margem para lidar com imprevistos e contratempos.

3.     Use uma boa ferramenta de gestão de gastos pessoais

Usando uma boa ferramenta para a gestão de gastos pessoais é possível acompanhar seus custos fixos e variáveis, entendendo como você está gastando dinheiro no dia a dia.

O que faz toda a diferença para que possa evitar endividamento. Afinal, a pessoa consegue saber como está o fluxo de dinheiro em seu cotidiano. E isso evita aquela sensação desagradável de não saber para onde foi o dinheiro do seu salário mensal.

4.     Tenha metas para o seu dinheiro

Todos os dias somos constantemente estimulados a gastar dinheiro. Seja um doce após o almoço, ajudar alguém no sinal ou qualquer outro tipo de gasto.

Por isso mesmo, é importante ter clareza sobre metas para o uso de seu dinheiro. É indispensável que se tenha metas para alcançar com o dinheiro.

Tendo em vista que, as metas vão te dar a sensação clara de que o dinheiro tem um objetivo. Dessa forma, você evita gastar aleatoriamente e poderá dedicar o dinheiro para o que realmente é importante para que se tenha um bom resultado financeiro.

Aproveite que agora já sabe mais sobre a gestão de gastos, para que possa aplicar as dicas em seu cotidiano.

Afinal, quando você gerencia melhor as suas finanças é possível ter ótimos resultados em sua vida e cotidiano. Que tal implementar as dicas em sua rotina?

Gustavo Teixeira

Especialista no assunto financeiro, cartão de crédito, conta digital, seguros e financiamento.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo