Investimentos

Estratégias para ajustar a carteira de investimentos em diferentes cenários de taxa de juros

É muito importante que todo investidor tenha estratégias para ajustar a carteira de investimentos de acordo com o cenário.

Tendo em vista que, as taxas de juros da economia são responsáveis por impactar o interesse dos investidores e preferências por certos tipos de ativos.

O que demanda que se tenha clareza sobre os impactos da taxa de juros sobre a economia, para que possa desenvolver a sua própria estratégia. Nós trouxemos algumas dicas e informações úteis, para que saiba o que fazer nos diferentes cenários.

Taxa básica de juros: a importância de acompanhar a Selic

A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira e impacta em absolutamente todos os investimentos disponíveis no mercado. Uma vez que, dos investimentos mais tradicionais aos mais arrojados, todos se balizam pela Selic.

Quando a Selic está alta, acima dos 10% é normal que a maior parte das pessoas procurem a renda fixa, aproveitando uma aplicação segura e rentável.

Enquanto nos períodos de queda da taxa, os investidores buscam mais risco com o objetivo de alcançarem melhor retorno.

Por isso, entender e acompanhar as expectativas para as reuniões do Copom é parte do cotidiano de todo investidor.

Uma vez que, sabendo do impacto da alteração da taxa na economia, é natural que os investimentos sejam feitos de acordo com as expectativas.

Marcação a mercado em títulos de renda fixa e carteira de investimentos

Nos últimos anos, a marcação a mercado alterou o comportamento dos brasileiros em relação à renda fixa.

Uma vez que, os títulos passaram a ter marcação de valor que é possível visualizar a cada dia. Dessa forma, o investidor faz uma aplicação e acompanha a variação do valor que o mercado pagaria para ele caso vendesse o título naquele dia.

O investidor que realmente quer apenas a segurança e rentabilidade final acordada, não precisa se preocupar com nada.

Enquanto aquele investidor menos tradicional que almeja ganhar com a marcação a mercado, faz uso das informações sobre taxa de juros na economia para investir com estratégia e lucrar rapidamente sem abrir mão de uma margem de segurança de saber que o título terá um determinado rendimento.

Estruture uma carteira de investimentos diversificada

Um ponto de grande relevância é que todo investidor deveria ter uma carteira de investimentos diversificada.

De modo que, seja possível aproveitar os diferentes momentos que as alterações naturais de taxa de juros proporcionam.

Quando o investidor entende que taxas de juros altas são o momento propício para comprar ativos de risco como ações e fundos imobiliários. E que taxas de juros baixas valorizam tais ativos e são a hora ideal para comprar ativos de renda fixa com o intuito de lucrar com a marcação a mercado, é natural turbinar seus resultados.

Afinal, é preciso ser estratégico em todos os cenários de taxas de juros, aproveitando os impactos das mudanças para alcançar resultados que sejam acima da média.

Agora que já sabe mais a respeito, aprofunde seus conhecimentos e desenvolva a estratégia mais adequada para a sua carteira de investimentos.

Gustavo Teixeira

Especialista no assunto financeiro, cartão de crédito, conta digital, seguros e financiamento.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo