Financeiro

Aposentadoria no Brasil: planeje seu futuro

A aposentadoria no Brasil é um tema complexo. Afinal, o que vemos hoje é que muitos aposentados continuam trabalhando, por não conseguirem se sustentar com o salário da aposentadoria.

Mas até quando essa situação é sustentável? Uma vez que, alguém de 60 anos ou mais não tem a mesma capacidade física para o trabalho que um jovem de 30 anos.

Além disso, é natural que os custos só aumentem: plano de saúde, remédios, tratamentos, presentes para os netos, aluguel e muito mais.

Por isso, nós trouxemos algumas informações para te ajudar a planejar o seu futuro de aposentadoria no Brasil.

Aposentadoria no Brasil: salário e outras informações

Atualmente o INSS tem maioria esmagadora de aposentados ganhando até 2 salários mínimos. Realidade que já nos mostra a dificuldade de se manter na idade avançada com o benefício.

Uma vez que, os planos de saúde são muito mais caros para idosos. Além disso, é natural que os gastos com remédios sejam altos com o avanço da idade.

Outro ponto relevante é que o teto do INSS passou a ser de R$7.786,02 em 2024. Valor que é abaixo dos ganhos auferidos por muitos profissionais que trilharam carreira em empresas privadas.

Portanto, a aposentadoria por si só já representaria uma perda significativa em relação ao padrão de vida mantido enquanto trabalhava.

É necessário planejar a sua aposentadoria

Aos mais jovens, mesmo que já estejam em idades próximas ao momento de se aposentar, é hora de planejar o futuro!

Afinal, com a aposentadoria também ocorre a perda de benefícios oferecidos pela empresa onde atua, como: plano de saúde, vale refeição, ticket para supermercado e muitos outros benefícios que dependem do local onde cada pessoa trabalha.

E obviamente a perda de benefícios, significa necessariamente perda de poder de compra. Sabendo que temos uma inflação que sobe a cada mês é natural que o ideal seja sempre aumentar seu poder de compra e nunca diminuir.

Todavia, com a aposentadoria, a maioria dos brasileiros experimenta exatamente o cenário mais desfavorável possível. Uma vez que, a pessoa está em idade mais avançada e naturalmente com a necessidade de arcar com custos maiores, ao mesmo tempo em que sua renda diminui.

Aqueles que sustentam suas casas naturalmente precisam se preocupar com esse cenário que é desafiador e que exige do profissional bastante planejamento financeiro.

Invista para gerar renda para seu futuro

Sabendo que o momento da aposentadoria é inevitável, é importante que todo brasileiro tenha o cuidado de planejar o próprio futuro financeiro. Sempre fazendo investimentos estratégicos para que possa ter uma renda complementar ao valor que será pago mensalmente pelo INSS.

Atualmente existem muitos tipos de ativos que podem ser adquiridos, para que consiga montar uma carteira capaz de gerar renda mensal quando a hora da sua aposentadoria chegar.

Montando uma carteira previdenciária de investimentos é possível evitar que a fase de aposentado seja marcada por vulnerabilidade financeira.

Além disso, dependendo da estratégia adotada pelo interessado é possível até mesmo conseguir a sua aposentadoria antecipada graças ao valor total acumulado em sua carteira de investimentos.

Portanto, o melhor caminho para todos os brasileiros que almejam ter uma terceira idade saudável,  feliz e com qualidade de vida é idealizar um plano estratégico e individual de aposentadoria.

Aproveitando o tempo que tem até alcançar a idade desejada, para que possa acumular dinheiro investindo todos os meses até gerar a sua renda passiva. Seja para complementar o salário recebido pelo INSS ou para se aposentar precocemente. E você, já pensou em seu plano de aposentadoria?

Gustavo Teixeira

Especialista no assunto financeiro, cartão de crédito, conta digital, seguros e financiamento.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo