Financeiro

Reserva de emergência: comece a sua hoje

Você já tem uma reserva de emergência? A maior parte dos brasileiros não possui e isso acaba aumentando as chances de gerar um endividamento.

Por isso mesmo, nós trouxemos informações úteis sobre montar a sua reserva de emergência. De modo que, você possa entender sua importância e começar a montar a sua.

Justamente para garantir um futuro mais tranquilo, mesmo que emergências ocorram em seu cotidiano.

O que é a reserva de emergência?

Reserva de emergência é um valor que toda pessoa adulta deveria ter em sua conta. Tendo em vista que, ser adulto pressupõe que emergências vão ocorrer e você precisa arcar com tais situações.

É comum, por exemplo, que um eletrodoméstico da sua casa quebre repentinamente, que sofra uma multa de trânsito, fique doente inesperadamente e muito mais.

Por isso, toda pessoa precisa ter um orçamento com o planejamento dos gastos mensais e também precisa ter uma quantia definida para que possa cobrir esses custos que não foram calculados.

Afinal, é normal que eles ocorram de forma inesperada e o ideal é evitar que a pessoa faça dívidas para cobrir tais custos.

Quem vive sempre com o dinheiro muito contado e não tem nenhuma reserva para as emergências naturalmente acaba perdendo qualidade de vida.

Uma vez que, é necessário ter uma reserva para agir com tranquilidade, cobrindo custos emergenciais e lidando positivamente com eles.

Quanto deve ser a reserva de emergência?

O ideal é que a pessoa analise qual é seu custo de vida, contando todos os valores que ela gasta para ter um mês normal.

Se a pessoa precisa de R$3 mil para viver o mês, o ideal é que tenha uma reserva total de, no mínimo, 6 meses de seu custo de vida, que seria R$15 mil.

Todavia, após acumular 3 meses já é o suficiente para respirar aliviado e começar a poder investir seu dinheiro em outros ativos que não são a reserva de emergência.

É natural achar que a quantia é muito alta, mas se você depende do emprego e sustenta a sua casa, por exemplo, é interessante ter alguns meses de dinheiro guardado.

Uma vez que, poderá se manter com qualidade de vida caso perca o emprego. A reserva dá tempo para que encontre um novo emprego sem desespero.

E se você pensar “mas e o seguro desemprego?”, observe que ter a reserva é a estratégia mais inteligente para que possa lidar com todas as outras adversidades comuns da vida adulta.

Empreendedores e autônomos precisam de reserva maior

Quem não tem a segurança de um emprego CLT, precisa fazer uma reserva maior. Principalmente por ser um profissional com renda variável.

Afinal, é comum que a pessoa ganhe muito um mês e não ganhe tão bem no mês seguinte. Dito isso, é importante e necessário ter o cuidado de guardar dinheiro suficiente para cobrir os meses de movimento mais fraco.

Além disso, a reserva de emergência trará tranquilidade para escolher os trabalhos que você vai aceitar e poder negociar preços justos por seu trabalho.

O que não ocorre quando o profissional está com a vida financeira complicada e precisa aceitar qualquer tipo de trabalho para cobrir sua seus custos de existência.

Portanto, os empreendedores precisam ser ainda mais cautelosos em relação à reserva de emergência, para que possam ter qualidade de vida. E você, já tem uma reserva para emergências? Comece a montar a sua!

Gustavo Teixeira

Especialista no assunto financeiro, cartão de crédito, conta digital, seguros e financiamento.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo