Investimentos

Fundos Imobiliários: entenda mais a respeito

Nos últimos anos o investimento em fundos imobiliários (FII) se popularizou no Brasil. Apesar do aumento expressivo de investidores que, segundo a B3 superou os 2,5 milhões de investidores muitos ainda não conhecem a possibilidade de investir em FIIs.

Por isso mesmo, nós trouxemos mais informações sobre o que são fundos imobiliários, como eles funcionam e com isso, você conseguirá entender se é interessante como investimento para a sua carteira. Confira tudo a seguir.

O que são os fundos imobiliários?

Fundos imobiliários são uma classe de ativos de renda variável que se encaixam perfeitamente no gosto dos brasileiros.

Tendo em vista que, são ativos pagadores de renda mensal. Com diferentes classes de fundos imobiliários, é possível investir em fundos híbridos, de tijolo, de shoppings, lajes comerciais e de papel.

Montando uma carteira de diferentes tipos de fundos imobiliários, o investidor está protegido de oscilações do mercado e consegue ser um pequeno dono de imóveis com locadores relevantes.

A renda oriunda do fundo imobiliário é obtida através do aluguel de galpões logísticos, lojas de shoppings e outros ativos, dependendo do tipo de fundo no qual seu dinheiro está investido.

Portanto, o investidor está comprando imóveis ou ativos indiretamente. No caso dos FIIs de papel, está comprando uma dívida que foi avaliada por especialistas para minimizar o risco de calotes.

E à medida em que compra mais cotas, seu rendimento mensal com os FIIs aumenta gradativamente. Por isso, é um ótimo ativo para quem busca renda mensal.

FIIs são ativos de renda variável

É importante perceber que os FIIs são um ativo de renda variável, normalmente usados por aqueles que querem sair da renda fixa e que desejam menor volatilidade no valor da cota frente ao mercado de ações.

Todavia, é preciso ter apetite ao risco para montar a sua carteira com o intuito de garantir que se possa ter uma diversificação saudável, capaz de trazer boa rentabilidade.

Estar disposto a lidar com a variação das cotas é importante, com o intuito de garantir que possa comprar e segurar o ativo em sua carteira.

Uma vez que, ao comprar bons fundos imobiliários a mentalidade será de continuar comprando cotas a cada mês, para gerar uma renda mensal cada vez maior.

Por isso mesmo, se a cotação oscila negativamente, quem tem visão de longo prazo com foco na geração de receita tende a comprar mais aproveitando o desconto no valor da cota.

Enquanto quem não entende o funcionamento do ativo se desespera e acaba perdendo dinheiro com a oscilação.

Portanto, o ideal é só adquirir fundos imobiliários e outros ativos quando realmente se entende o funcionamento do ativo, para não ter prejuízos.

Fundos imobiliários pagam rendimentos mensais?

A maioria dos fundos imobiliários pagam rendimentos mensais. E isso é muito interessante para todos aqueles que sonham em ter uma boa renda passiva mensal.

Tendo em vista que, o investimento poderá começar a gerar um valor mais alto, à medida que o investidor aumenta seu número de cotas.

Ter uma carteira diversificada entre as classes de ativos é fundamental, visando entender a dinâmica de mercado e aproveitar as diferentes oscilações.

Justamente com o intuito de aumentar a rentabilidade de forma saudável. Sempre comprando bons ativos que possuem baixo potencial de apresentar qualquer tipo de prejuízo ao investidor.

Portanto, é interessante estudar cada ativo separadamente, com o intuito de sempre tomar boas decisões. Dessa forma, é possível garantir que tenha seu dinheiro preservado e preferencialmente valorizado na renda variável.

Que tal aprofundar seus estudos sobre fundos imobiliários na busca por valorizar sua carteira de ativos?

Gustavo Teixeira

Especialista no assunto financeiro, cartão de crédito, conta digital, seguros e financiamento.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo