Investimentos

Subscrição de fundo imobiliário: saiba mais a respeito

A subscrição de fundo imobiliário costuma causar dúvidas para quem investe nessa classe de ativos.

Tendo em vista que, é uma oportunidade de comprar algumas cotas com preço diferente daquele que é praticado no mercado.

Todavia, é preciso seguir algumas regras e entender o que está fazendo, com o intuito de garantir que possa tomar uma decisão que é assertiva.

Confira mais informações a seguir para que possa evitar decisões das quais poderá se arrepender futuramente.

O que é uma subscrição de fundo imobiliário?

Os fundos imobiliários são obrigados a distribuir 95% de seus lucros para os investidores. Por isso, sobra pouco dinheiro em caixa para realizar novos investimentos e ampliar a carteira do fundo.

Portanto, é necessário ter em mente que, as subscrições são naturais e interessantes para o fundo e também para o investidor.

Uma vez que, ampliando a capacidade de atuação do fundo no mercado, é possível ter valorização das cotas no longo prazo, crescimento do valor pago todos os meses e maior solidez.

Com o passar dos anos, o fundo tende a lançar mão de várias subscrições, com o intuito de gerar valor.

A subscrição aumenta o número de cotas do fundo

Uma subscrição aumenta o número de cotas do fundo, o que faz o efeito de diluir o investidor. Se uma pessoa tinha 1% de um fundo e decidiu não subscrever, ela pode ser diluída para 0,5% do valor total do fundo, por exemplo.

Uma vez que, ocorre a ampliação do número de cotas, justamente para que o fundo obtenha esse capital dos investidores e compre novos ativos para sua carteira.

Deveria participar de todas as subscrições?

Se a pessoa gosta do fundo, entende a proposta e concorda com o investimento que o fundo está fazendo, não há motivo para deixar de subscrever.

Tendo em vista que, estará comprando novas cotas que geralmente estão com preços abaixo dos praticados pelo mercado.

Dessa forma, você aumenta o número de cotas, o que se reflete no aumento da renda passiva gerada por sua carteira.

Além disso, dependendo do número de cotas que você tem e dos prazos da subscrição do fundo imobiliário, é possível usar o próprio rendimento das suas cotas para comprar as novas cotas de subscrição.

Portanto, é uma alternativa interessante e que te faz ter a possibilidade de aumentar o efeito bola de neve em seus rendimentos.

Afinal, estará comprando novas cotas, aumentando o valor que recebe todos os meses e ao mesmo tempo, terá a vantagem de comprar cotas com preço abaixo do praticado no mercado.

Cada subscrição tem suas regras e valores

É importante que você saiba que cada subscrição tem suas regras, liberando uma determinada porcentagem de cotas que você pode comprar de acordo com o número de cotas que já tem em carteira.

Além disso, é interessante ler todas as informações, para que você saiba qual será a destinação do recurso arrecadado. Bem como, possa saber mais detalhes sobre quais são os prazos, quantas cotas você pode comprar e outras informações pertinentes.

Afinal, cada subscrição é única. E é importante entender o que está acontecendo e em que você está investindo, para que possa tomar uma decisão coerente com seus objetivos financeiros.

Gustavo Teixeira

Especialista no assunto financeiro, cartão de crédito, conta digital, seguros e financiamento.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo