Investimentos

O que é swing trade?

Já ouviu falar sobre a prática de swing trade? A maior parte dos investidores conhece o day trade.

Todavia, fazer swing trade pode ser uma opção menos arriscada e mais vantajosa, principalmente por questões comportamentais e também referentes aos impostos.

Afinal, é importante pensar em tudo para que possa ter operações lucrativas que auxiliam a minimizar os riscos das operações na Bolsa de Valores. Nós trouxemos tudo que você precisa saber sobre o swing trade.

O que é swing trade?

O swing trade é uma estratégia para fazer operações de curto ou médio prazo no pregão. Mais demorado que o day trade, consiste em comprar um ativo com potencial de valorização e vender em poucos dias ou meses após a aquisição para realizar o lucro.

Neste caso, o objetivo é um ganho de curto a médio prazo, aproveitando a sua tese de valorização do ativo para que possa comprar em baixa e vender em alta.

Muito parecido com o day trade, este tipo de operação tem menor incidência de impostos e dá mais espaço de tempo para que o profissional possa fazer suas operações financeiras.

O principal ponto para que tenha lucro é identificar tendências de curto a médio prazo com base em análises técnicas.

Com a possibilidade de ter um intervalo maior de tempo para lucrar, é um tipo de investimento que não demanda a atenção exclusiva do investidor.

O risco de prolongar demais a operação

Um dos principais riscos quando se fala em swing trade é prolongar demais a venda e perder o lucro. Muitas vezes, por ver o ativo subindo por vários dias o investidor acaba ficando ganancioso.

E isso interfere em sua capacidade de se manter racional. O que desencadeia dificuldade de obter um bom lucro com a operação. Afinal, a pessoa se prolonga acreditando que o ativo continuará subindo e acaba perdendo oportunidade de venda, podendo até vender em novo ciclo de baixa.

Portanto, é o tipo de investimento que vale a pena para quem tem capacidade de análise técnica e deseja obter lucros rápidos com a Bolsa de Valores.

Isenção de impostos para operações de até 20 mil reais

Muito embora um trader profissional opere valores muito mais altos, é possível começar com valores baixos e se beneficiar das isenções.

Uma vez que, é viável ter lucros em operações de até 20 mil reais, até que realmente teste sua capacidade de tomar boas decisões em relação à sua análise técnica.

Quais os benefícios de operar swing trade?

Nós listamos os principais benefícios da prática, confira quais são:

  • Menor incidência de impostos quando comparado ao day trade;
  • Obtenção de rendimento rápido;
  • Risco diminuído;
  • Possibilidade de aproveitar análises técnicas preditivas.

No entanto, como todo investimento também há risco de estourar um escândalo, ter algum problema que era impossível de identificar e com base nisso, acabar afetando as suas decisões negativamente.

É importante perceber que o swing trade é mais recomendado para quem tem expertise para efetuar análise técnica.

Caso contrário, a pessoa tem grande risco de investir baseado somente em suas próprias crenças e isso torna o processo muito mais arriscado.

É possível começar com valores baixos?

Sim! É possível fazer swing trade com valores baixos, obter lucro e experiência. Todavia, devido ao fato de ser um investimento que visa justamente ganhar sobre a valorização do ativo no curto prazo, o ideal é começar com mais dinheiro.

De modo que, o ganho de capital possa ser mais expressivo. Aspecto que faz toda a diferença para que possa ter um bom resultado em sua vida financeira por ter tomado uma boa decisão.

Portanto, é útil realmente saber o que está fazendo, para que possa ter uma boa rentabilidade usando valores mais altos.

Gustavo Teixeira

Especialista no assunto financeiro, cartão de crédito, conta digital, seguros e financiamento.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo